Quer ver o seu amado pet sempre saudável? Sabe como isso é possível? É simples: por meio da vacinação! Afinal, as vacinas mantêm a saúde dele sempre em dia, além de prevenir doenças e outros riscos futuros.
Hoje em dia, existem inúmeros tipos de vacinas, mas a principal, obrigatória por lei e mais conhecida é a Antirrábica. As demais normalmente são sugeridas pelo veterinário, caso haja necessidade.
Já pensou o quanto é tranquilizante para quem tem cachorros poder passear tranquilamente com eles, sem que os animaizinhos corram riscos? Faz realmente toda a diferença, não é mesmo?
Como deu para perceber, portanto, o assunto vacina para cachorro é extremamente abrangente, pois inclui a vivência que o dono precisa ter com o seu cão. Sendo assim, fique ligado na série de informações que trouxemos para que você entenda tudo sobre o tema!
Como funcionam as vacinas para cachorro
A vacina para cachorro atua no corpo desses animais com o intuito de criar anticorpos para protegê-los.
A preparação dela acontece em laboratórios, com a utilização de microorganismos que causam as doenças infecciosas. Com isso, o organismo do pet produz anticorpos sem que ele tenha contraído a infecção.
Em outras palavras, o surgimento da memorização imunológica antecipa a produção de anticorpos. Dessa forma, caso haja a contaminação, o organismo do animal já estará apto para agir rapidamente, livrando-se dos grandes riscos da doença.
Você já deve saber que todo cuidado é pouco quando se diz respeito a doenças caninas.
A raiva, por exemplo, é uma zoonose e pode até mesmo ser transferida para o ser humano e causar sequelas gravíssimas, quando não leva a vítima a óbito.
Além do mais, o cachorro passa a ter poucos dias de vida, pois não resiste aos fortes sintomas que a doença causa.
Conceito de zoonose
O termo medicinal significa: doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos, por meio de diversos microorganismos, como bactérias e protozoários.
A raiva canina é uma das principais doenças que se encaixa nesse item, sendo causada pelo contato direto de algum animal infectado pelo vírus e é grave tanto para o animal quanto para o homem.
Vacinas para cachorro veterinário
É extremamente importante que você, dono de um ou mais cães, tenha a consciência de que para manter a saúde dos animais 100% é preciso ser cuidadoso.
A melhor forma de fazer isso é levando eles ao veterinário, observando os comportamentos e não se esquecendo de um dos quesitos principais: manter a carteirinha de vacina para cachorro sempre em dia, certo?
Fazendo isso, o seu cão não adquire as doenças e ajuda a diminuir a disseminação delas, pois se ele não tiver contaminado não corre o risco de contaminar outros seres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, depois que a vacina para cachorro foi implantada, a taxa de doenças diminuiu significativamente.
Vacinas para cachorro recém-nascido
Ao nascerem, os filhotes possuem apenas o leite materno como forma de proteção às doenças, mas no decorrer do tempo isso diminui e ele passa a ter maior vulnerabilidade aos riscos.
Porém, quando há a vacinação no cachorro os riscos diminuem, pois ativa a imunidade dele.
Quais as doenças que afetam os cachorros?
- Cinomose: uma virose aguda, que gera tosse, pneumonia e pode causar até paralisia no animal;
- Hepatite: doença que se espalha rápido pelo organismo, mas no princípio afeta diretamente o fígado;
- Parvovirose: gera diarreia com presença de sangue;
- Parainfluenza: é conhecida como tosse dos cães e pode em pouco tempo gerar pneumonia grave;
- Adenovirose: afeta gravemente ao pulmão;
- Coronavirose: é uma doença gerada por vírus, que causa diarreia e vômito (pode ter a presença de sangue);
- Leptospirose: conhecida como “doença do rato”, por ser transmitida por esses animais, ela é responsável por causar insuficiência nos rins.
Tabela de vacinas para cachorro
Não existe de maneira formal algum calendário oficial de vacina para cachorro no Brasil.
Contudo, é recomendável que a partir dos 45 dias de vida do animal, ele seja levado para tomar a vacina Polivalente, que é conhecida como vacina V8 ou V10 – diferenciadas pela quantidade de cepas disponíveis em cada uma. As duas são responsáveis por prevenir as seguintes doenças:
- Hepatite;
- Coronavirose;
- Leptospirose;
- Parainfluenza;
- Parvovirose;
- Adenovirose;
- Cinomose
Após 21 a 30 dias da primeira aplicação, o animal deve tomar a segunda dose – a terceira dosagem segue o mesmo padrão.
Vacina para cachorro Antirrábica
Como dito anteriormente, a vacina Antirrábica é obrigatória por lei, no entanto, o cachorro pode tomá-la apenas após os quatro meses de vida
Caso o cão tenha mais idade e nunca tenha tomado vacina, ou passou o tempo de tomar, é necessário doses múltiplas dela, com intervalos de 21 dias.
A vacina contra a doença giárdia também pode ser instruída pelo veterinário, pois mesmo não tendo total eficácia contra a doença, ela é capaz de amenizar os sintomas.
Vacinas para cachorro cuidados
Você sabia? No dia em que levar o seu pet para vacinar, é preciso ter alguns cuidados importantes.
Todos os animais precisam estar utilizando coleiras e os considerados de raças mais perigosas também devem estar protegidos com focinheiras.
Sendo assim, um cachorro sadio é também muito feliz. Não se esqueça das nossas dicas de vacina para cachorro e espalhe as informações para todos os seus amigos que também têm os queridos pets em casa!