Cachorro com medo de fogos: o que fazer?

Fogos de artifício são muito usados para comemorar algum evento, seja a virada de um ano ou o gol do seu time do coração.

No entanto, o barulho que os fogos produzem têm um efeito contrário ao de comemoração para os cachorros

Isso porque eles ficam agitados, choram e tremem. Quem possui um animal sabe que ver cachorro com medo de fogos é uma cena de partir o coração.

Logo, é necessário saber os motivos pelos quais os pets têm medo de fogos para poder ajudá-los nesta situação.

Em primeiro lugar, os cães possuem uma audição muito mais aguçada do que a nossa, dessa forma barulhos muito altos os incomodam.

Afinal de contas, na natureza deles esses barulhos significam perigo e que algo grande está prestes a acontecer.

Então, usando o instinto de sobrevivência eles começar a ter comportamentos de fuga e se escondem achando que necessitam disso para sua sobrevivência.

Já tinha parado para pensar sobre isso? Se quiser entender ainda mais e conferir algumas dicas de como lidar com cachorro com medo de fogos, continue lendo este artigo que iremos te explicar detalhadamente sobre o tema.

Cachorro com medo de fogos: o que fazer?

Por que meu cachorro está com medo de fogos?

O comportamento do cachorro com medo de fogos é facilmente identificado.

Na maioria das vezes, o animal fica agitado, quer fugir, late sem parar e chora de medo como se realmente esse fosse o fim do mundo.

Como já explicado, esse medo que o cachorro tem é provocado pelo volume dos estouros e também pelo clarão de luzes produzidos pelos fogos de artifício.

Isso porque esses animais possuem uma hipersensibilidade auditiva e, portanto, situações como essa representam algo fora do comum e consequentemente uma ameaça, além de gerar dor ou danificar sua audição.

Porém, podemos caracterizar o medo também como uma coisa criada através da reação dos donos no momento em que se deparam com essa situação pela primeira vez.

Além disso, existem alguns outros motivos pelos quais cachorros com medo de fogos são assim. Confira:

  • Cães podem encarar os fogos de artifício como uma ameaça por serem estouros estrondosos e muito altos, dessa forma eles podem se tornar agressivos para tentar se proteger ou até mesmo fugir e se esconder.
  • Quando filhote, o cachorro com medo de fogos tem pouco contato com sons diferentes e tem muito medo do desconhecido, isso independente da raça ou do tamanho do seu pet.
  • Assim como humanos cachorros podem ter crises de ansiedade e de estresse, e os fogos de artifício podem ser um gatilho para que eles fiquem angustiados e se sintam desprotegidos.
  • Experiências traumáticas também podem deixar seu cachorro com medo de fogos.
  • Há ainda a possibilidade do seu cão ter uma predisposição genética a ser mais medroso. Nesses casos, qualquer barulho, inclusive dos fogos de artifício, pode o assustar.

Como acalmar o cachorro com medo de fogos

Para acalmar o cachorro com medo de fogos é necessário manter a calma e levar a situação sem desespero.

Ou seja, não demonstre que está preocupado e aflito, isso só vai fazer seu peludo se sentir mais inseguro e realmente acreditar que aquela situação vai lhe fazer mal.

Levando isso em consideração, mostre para ele que está tudo bem e trate seu animalzinho como normalmente, não o obrigue a fazer nada que ele não queira e muito menos o impeça de fazer algo.

Lembrando que não é para deixar seu amiguinho fugir de casa, mas sim à vontade para ele se esconder, ou até mesmo chorar.

Uma dica importante é tentar distrair o cachorro com medo com brinquedos, carinho e petiscos durante a queima de fogos de artifício.

Para te ajudar nessa situação, existem petiscos especiais que levam mais tempo para mastigar, assim o cachorro com medo de fogos pode se distrair comendo e se acalmar.

Além disso, lembre-se de colocá-lo em um local em que ele se sinta seguro, como quartos ou até mesmo na sua sala de estar.

Dê preferência por lugares fechados, ou seja, onde o som de fora seja abafado com o objetivo de diminuir um pouco a intensidade do que seu cachorro vai ouvir.

Lembre-se de manter as cortinas fechadas para evitar que o clarão de luz o assuste também.

Faixa para cachorro com medo de fogos

Faixa para cachorro com medo de fogos

Além das opções já citadas acima existe uma novidade no mercado pet chamada Tellington Touch (TTouch), que é basicamente uma faixa para cachorro com medo de fogos.

É uma técnica de ataduras em pontos específicos do corpo do seu cão. Assim, ele vai se sentir mais seguro e confortável.

No geral, essa técnica funciona como uma terapia para seu cachorro, ajudando ele a se distrair do problema dos fogos de artifício.

Mas, é importante lembrar de testar as faixas em seu animal antes e nunca colocá-las durante o momento de euforia dos fogos.

Prefira colocar no mínimo 30 minutos antes do show começar para que seu cachorro com medo de fogos não associe a faixa com a situação de risco.

Por fim, saber quais são os medos do seu amiguinho é importante para ajudar a superá-los.

Tome muito cuidado para não deixar o seu cão mais assustado durante a queima de fogos, sua postura deve mostrar que tudo vai ficar bem.

Caso seu pet seja filhote, prefira normalizar a situação desde o começo para que no futuro ele não se torne um cachorro com medo de fogos.