Como acalmar cachorro com medo de fogos

Fogos de artifício são lindos estouros luminosos no céu que encantam os olhos humanos em comemorações, principalmente na virada do ano. No entanto, quando se trata dos animais de estimação não é bem assim.

Se você possui um pet com certeza já passou por uma situação em que ele fica assustado, irritado, choroso ou até mesmo agressivo quando ouve os barulhos característicos de fogos.

Isso porque os cachorros possuem uma audição mais aguçada e sensível do que a humana. Portanto, o barulho alto e as luzes fortes podem parecer um sinal de perigo.

Pensando nisso, você sabe exatamente como acalmar cachorro dos fogos? Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, não precisa se preocupar. Separamos a seguir algumas dicas para você proteger seu cachorro dos barulhos de fogos de artifício. Acompanhe!

Como acalmar cachorro com medo de fogos

Técnicas para acalmar cachorro com medo de fogos

Entender o motivo pelo qual seu cachorro tem medo de fogos é o primeiro passo para saber como acalmá-lo.

Como já comentado acima, os sons altos e o clarão produzidos pelo estouro dos fogos de artifício geram desconforto nos cachorros, um mal estar que pode ser interpretado como sinal de que algo grande irá acontecer ou até mesmo um perigo está por vir.

Logo, é importante manter a calma para tentar ajudar seu pet. Nunca demonstre aflição ou desespero durante a queima de fogos, muito pelo contrário.

Tente fazer com que seu cachorro se sinta seguro e mostre que aquela situação não irá lhe fazer mal.

Além disso, continue tratando seu animal como de costume para sinalizar que aquela situação não é ofensiva, e não o obrigue a fazer algo que ele não queira, deixando-o se esconder ou até mesmo chorar.

Outra dica importante de como acalmar cachorro dos fogos é deixá-lo em um ambiente onde ele se sinta seguro, como um quarto ou até mesmo a sala de estar.

Prefira locais fechados, nos quais o som de fora possa ser abafado, diminuindo assim o que seu peludo irá ouvir.

Vale ressaltar que manter as cortinas desses locais fechadas também faz toda a diferença. Você pode também manter a TV ou o rádio ligado para criar um ambiente costumeiro.

Tenha em mente que o ambiente tem que ser agradável de várias maneiras, logo distraia seu cachorro com brinquedos, dê carinho e petiscos durante o show dos fogos.

Cuidados para proteger o cachorro com medo de fogos

Cuidados para proteger o cachorro com medo de fogos

Outras dicas de ouro para ajudar a acalmar cachorro dos fogos são:

  • Nunca castigue seu amiguinho por ele ter ficado com medo e feito xixi no tapete ou algo parecido;
  • Evite também protegê-lo muito, dando colo ou mimando, pois isso irá incentivá-lo a ter sempre o mesmo comportamento;
  • Não deixe seu animal fugir. Quando seu cachorro se assusta e entra em pânico é muito fácil ele se perder ou até mesmo sofrer um acidente se não estiver em um local seguro e monitorado;
  • Preste atenção na idade do seu animal. Cachorros mais velhos quando muito assustados podem até ter uma parada cardiorespiratória, convulsão, entre outros problemas de saúde;
  • Existe a opção de colocar tampões de ouvidos nos cachorros para que os ruídos diminuam, mas é recomendado uma conversa com um veterinário para saber o procedimento correto a fim de não machucar seu amiguinho;
  • Evite deixar seu animal preso na coleira. Isso porque assim ele pode se sentir sufocado ou até mesmo se machucar caso leve um susto;
  • Existem homeopatias, florais, entre outras opções para acalmar seu pet, mas esses tratamentos são feitos a longo prazo e devem ter o acompanhamento de veterinários;
  • O uso de técnicas de ataduras para cachorros com medo de fogos é uma nova possibilidade nos pet shops. Com nome TTouch, as ataduras são feitas em pontos específicos do seu cachorro, que vão lhe trazer conforto e segurança. Entretanto, há especificidades quanto ao uso delas, já que se colocadas no animal durante a queima de fogos ele pode associar a atadura ao próprio perigo. Sendo assim, coloque-a uns minutos antes da queima de fogos.

Em suma, para saber como acalmar cachorro dos fogos você precisa normalizar a situação para que isso não seja um problema a longo prazo. É recomendável que você acostume seu cachorro desde filhote.

A socialização dos filhotes com pessoas, ambientes, animais e barulhos é o primeiro passo para evitar que ele tenha medos irracionais.

Logo, você pode fazer treinamentos da situação com fogos para que seu amiguinho vá se acostumando aos poucos.

Para realizar essa fase é recomendado o acompanhamento de um adestrador.

Há ainda a possibilidade de treiná-lo já adulto também, porém isso será mais difícil pois se desacostumar de uma rotina é complicado para os animais.

Agora que você já aprendeu algumas dicas sobre como acalmar cachorro dos fogos é mais fácil lidar com essas situações.

Lembre-se de levar seu pet no veterinário para fazer um acompanhamento de saúde e procure um adestrador para ajudá-lo a lidar com seus medos.