Giárdia em cachorros: sintomas

Já ouviu falar sobre algumas doenças que se você não tomar cuidado o seu cão pode contrair? Uma delas é chamada giárdia canina!

Quer saber mais? Continue lendo este artigo e entenda quais são os sintomas da giárdia em cachorro, para que assim seja possível identificar caso aconteça com o seu pet.

Giárdia em cachorros: sintomas

O que é a giárdia?

O parasita responsável por causar a giárdia em cães é unicelular e essa doença é considerada uma zoonose (pode ser transmitida de animais para seres humanos).

O protozoário adentra ao animal, causando infecção e um grande problema em seu intestino, o que provoca distúrbios e inflamações em todo o sistema digestivo.

Mesmo que os sinais às vezes não apareçam nitidamente, a doença é extremamente grave ao bichinho.

Para se ter uma ideia, o parasita debilita o animal por agir fortemente no seu sistema digestivo, fazendo com que ao final das contas ele fique sem condições de continuar a vida normalmente.

Sendo assim, é de suma importância evitar o contato com outros animais, para que não a doença não seja transmitida.

O parasita responsável pela giárdia não se hospeda somente nos cachorros, mas também em aves, seres humanos e outros animais.

De qualquer forma, a facilidade dos pets em adquirir é muito grande, devido aos riscos de contaminação no ambiente, por meio do contato com fezes, cistos e água de animais contaminados.

A seguir, saiba quais são os sintomas da giárdia em cachorro!

Sintomas da giárdia canina

Na verdade, em muitos casos não é perceptível para o dono que o pet está com a doença, pois os sintomas da giárdia em cachorro não aparecem.

Apesar disso, em alguns casos é sim possível que alguns sintomas apareçam, sendo os principais entre eles:

  • Diarreia: ela não permanece constante, isso dificulta a percepção da giárdia porque as fezes alternam entre desregulada e normal;
  • Falta de apetite: o cão não sente vontade/necessidade de se alimentar;
  • Perda de peso: devido à perda de apetite, o cão fica sem se alimentar e, consequentemente, perde peso;
  • Possibilidade de vômitos (raramente): outra questão que dificulta notar a doença, pois não é um dos sintomas fixos de giárdia em cachorro;
  • Fezes com sangue.

Portanto, esteja sempre atento aos sintomas e procure um veterinário caso notar algum deles!

Giárdia em cachorros: como prevenir

Hoje em dia, o melhor método de prevenção é a vacinação, mesmo ela não garantindo 100% que seu pet não contraia a doença.

Afinal de contas, de qualquer forma é uma maneira de prevenir e fazer com que ele não sofra com esses sintomas da giárdia em cachorro que listamos acima.

No entanto, há também algumas medidas que você pode tomar para que seu pet não adquira a doença e nem seja um dos responsáveis pela proliferação dela. Atenção!

  • Cuidado ao sair para passear com o seu pet e por um descuido deixar que ele tenha contato com as fezes de outro animal na rua;
  • Quando chegar em casa, higienize as mãos e tire os sapatos, eles podem trazer doenças ao seu pet de estimação;
  • Sempre mantenha limpo o vasilhame de ração do seu cachorro;
  • Dê a ele apenas água filtrada;
  • Se o seu pet contraiu giárdia, atente à limpeza dos locais por onde ele passar, para que não contamine outros seres;
  • Se tiver mais de um cachorro em casa e um deles for contaminado, procure levar os outros ao veterinário, para que façam acompanhamento e você saiba se realmente só um deles contraiu a doença.

Como a giárdia canina é transmitida?

A giárdia é eliminada pelas fezes de pessoas infectadas e a transmissão se dá pela ingestão do germe de alguma forma. Algumas maneiras de transmissão são:

  • Engolir a giárdia de algum lugar que está infectado;
  • Ingerir água contaminada ou gelo que tenha sido feito em local contaminado;
  • Engolir água contaminada sem saber, caso esteja nadando em rios, piscinas e riachos;
  • Comer alimentos sem cozimento que contém giárdia;
  • Ir para países onde a doença é comum.

Além disso, é importante lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, através do sangue não é possível contrair giardíase.

Giárdia canina tratamento

Giárdia canina tratamento

Após a identificação da doença, fique sabendo que ela pode ser tratada com remédios do tipo antibiótico. Todavia, para tudo ocorrer como o esperado e obter sucesso, o ambiente deve seguir algumas regras de higienização, portanto, é preciso medicar o animal, mas também manter limpo o ambiente em que ele vive.

Vale ressaltar também que os medicamentos devem ser recomendados pelo veterinário, pois apenas ele saberá identificar se os sintomas da giárdia no cachorro são realmente advindos da doença.

Em suma, os pets amam passear, brincar e colocar o focinho em tudo o que vêm de novidade, mas o papel agora é seu, de ajudá-lo a evitar a doença, para que não sofra com ela. Os sintomas da giárdia em cachorro é um grande perigo para o seu pet e para os outros também.

Portanto, fica uma alerta importante, caro leitor: fique de olho no que seu pet está aprontando e, na dúvida, consulte um médico veterinário!