Tipos de raiva canina

A doença raiva é do tipo zoonose (transmitida do animal para o humano) totalmente letal.

O vírus responsável por transmiti-la é o Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Ele pode ser transmitido pela mordida de animais e também através do contato das vítimas humanas com saliva e feridas, por exemplo, de animais infectados.

Os mamíferos responsáveis por transmiti-la são, principalmente, gatos e cães domésticos. A causa principal da disseminação da raiva são os cães, por isso a denominação raiva canina. Para se ter uma ideia, os cachorros são responsáveis por aproximadamente 60 mil mortes por ano de pessoas atingidas pelo vírus da raiva.

Saiba mais sobre as fases da raiva canina e como essa doença pode ser erradicada ao longo deste conteúdo. Tenha uma boa leitura.

Tipos de raiva canina

Cachorro com raiva canina

É possível observar alguns sintomas da raiva canina, principalmente a mudança de humor do animal (perda de apetite, melancolia e outros).

Todos os sintomas estão ligados às fases da doença, sendo de suma importância ressaltar que eles só começam a aparecer na terceira semana.

Tipos de raiva canina

Há 3 tipos de raiva canina, sendo eles responsáveis por fazer com que o animal tenha os sintomas variados.

Raiva furiosa

É a mais comum de acontecer. O cão late muito e fica fanho. Os sintomas são agressividade, agitação e até saliva com espuma de forma que o cão não consegue controlar, crises convulsivas e paralisia corporal. Nesta fase o cachorro tem no máximo sete dias de vida, não aguentando sobreviver por muito tempo.

Raiva muda

Como o próprio nome já diz, nesse tipo de raiva canina o cachorro torna-se cabisbaixo e melancólico. O bichinho deixa de lado a agitação, o latido e o ataque, se isola de todos, deixa de atender a quem o chama e perde o apetite. Certamente também sofrerá paralisias no corpo.

Raiva intestinal

A mais rara de acontecer nos pets é a raiva canina intestinal. Nesse caso, o cão não consegue resistir por mais de três dias, pois as cólicas e os vômitos são intensos, sendo esses os sintomas principais desta fase.

Raiva canina sintomas

  1. Mudança de conduta: animais que são agitados ficam melancólicos e vice-versa;
  2. Após um ou três os animais demonstram excitação acentuada;
  3. O cachorro provoca ferimentos até em si mesmo ao ficar furioso e não escapa da mira dele objetos e até o seu dono;
  4. Devido à paralisia dos músculos, o pet vai perdendo a capacidade de deglutição, gerando assim a salivação em excesso;
  5. O seu latido fica com bitonalidade ou rouquidão;
  6. Crises convulsivas e paralisia em seus membros;
  7. Morte.

Raiva canina vacina

Vale ressaltar que a melhor maneira de combater a raiva é vacinar os pets com a vacina Antirrábica, de aplicação subcutânea ou muscular.

O índice de contágio da raiva diminuiu significativamente desde os anos 90 por causa das campanhas de vacinação e prevenção no nosso país. Mas, a contaminação não é impossível de acontecer.

Sendo assim, o Ministério da Saúde tem o mês de Agosto como oficial para as pessoas vacinarem os seus animais domésticos. A vacinação contra a raiva é obrigatória por lei, portanto o governo consegue saber os índices da doença em gatos e cães domésticos, assim como nos humanos.

O melhor de tudo é que a vacinação é gratuita e é de grande importância que você se conscientiza disso e também divulgue para todos os seus conhecidos que têm gatos, cachorros e outros animais domésticos, para que juntos seja possível abaixar o índice de mortes causadas por essa doença.

Raiva canina: curiosidades

  • Conhecida como hidrofobia, a raiva causa inflamação cerebral nos animais e demais mamíferos;
  • Os sintomas mais diagnosticados em seres humanos são: formigamento e dor no local mordido, estado febril, confusão de pensamentos, repúdio à água, comportamento fora do convencional, espasmos musculares, dificuldade para engolir até saliva, ansiedade aguda e perda de memória. Com o aumento dos sintomas, a vítima pode vir a óbito;
  • Um dos principais sintomas nos animais infectados pelo vírus é a salivação em excesso, o jeito de agir agressivo e a paralisia;
  • Em alguns locais do mundo, como Reino Unido, a doença já foi erradicada;
  • A doença afeta principalmente comunidades que não possuem acesso à informação;
  • A educação é importante quando se diz respeito à erradicação da raiva;
  • Primeiro, é atingido o nervo periférico da vítima, para posteriormente atingir todo o organismo;
  • Existem tratamentos para pessoas que se infectam com o vírus.

Raiva canina: cuidados

Raiva canina: cuidados

  • Apenas os animais saudáveis (sem o vírus da raiva) podem tomar a vacina;
  • A vacina deve ser tomada após o animal passar pela consulta com o médico veterinário;
  • Desinfetar o local em que foi aplicado a vacina;
  • Lavar e desinfetar os materiais usados para aplicação da vacina.

Em suma, essas são algumas precauções para que o seu pet siga saudável e feliz, ficando longe da raiva canina. Afinal, essa doença impede não só a felicidade dele como também a sua!