Cachorro pode comer frutas?

Cachorro pode comer frutas?

Como as frutas são alimentos absolutamente saudáveis, é natural que os tutores acreditem que elas fazem muito bem aos cachorros. Realmente, há frutas que são excelentes para a nutrição dos pets, mas há outras que podem ocasionar intensos problemas gastrointestinais e até mais graves.

Muitas vezes, as frutas que fazem mal aos cachorros são as comuns, que a maioria dos tutores têm em casa. Aprenda agora se cachorro pode comer fruta e, se pode, quais são as permitidas.

Cachorro pode ou não comer frutas?

Pode: existem frutas que complementam a dieta tradicional dos cães, ou seja, que podem ser oferecidas entre as rações úmidas e secas como parte da alimentação. Todavia, é claro que sempre se deve ter moderação: a base alimentar dos cachorros é a ração seca ou misturada com a ração úmida.

As frutas precisam ser usadas como complemento: do mesmo modo que nenhuma pessoa sobrevive somente de frutas, isso também não acontece com os cachorros, principalmente se eles já têm idade avançada.

Cachorro pode comer frutas? – quais frutas são nocivas?

Determinadas frutas precisam ser evitadas: não são completamente proibidas, mas podem prejudicar os cachorros se ingeridas de forma excessiva. Essas frutas são as explicadas a seguir.

– Laranja

Nunca se deve deixar o cachorro comer as sementes ou as cascas. Além disso, ela deve ser evitada se o animal tem intolerância. Por isso, se o tutor deu laranja ao cão uma vez e este passou mal, não deve dar de novo.

– Abacate

O abacate tem persina, que afeta bastante o trato gastrointestinal do cachorro e, por isso, muitos veterinários recomendam não dá-lo. Ao mesmo tempo, muitos tutores dão o abacate em pequena quantidade porque ele tem bastante vitamina A, mas é importante fornecer pedaços pequenos, de vez em quando e manter o animal longe do caroço.

– Ameixa

A ameixa não é prejudicial, desde que o cachorro não coma as suas folhas e nem o seu caroço. Este último, inclusive, pode fazer com que o animal tenha um sério engasgo e possa até mesmo morrer sufocado. As ameixas também precisam ser dadas sem exagero porque elas soltam o intestino, sendo essa recomendação válida para o caso do mamão também.

– Maçã

É uma ótima fruta para os cachorros, mas o seu talo é proibido: ele pode impedir que as células recebam o devido oxigênio por causa do ácido cianídrico que ele gera. Também é indicado que os cachorros não comam as sementes da maçã porque, mesmo pequenas, elas podem causar engasgos.

Cachorro pode comer frutas? – frutas liberadas

As frutas acima podem ser dadas aos cachorros, desde que alguns cuidados (como a retirada de sementes) sejam tomados. Contudo, as frutas a seguir podem ser oferecidas aos cães com um pouco menos de restrição.

– Melão

É bastante benéfico para os cachorros porque tem potássio e vitamina B, mas é importante retirar as sementes e descasca-lo antes.

– Morango

São muito muitos para a saúde do cérebro dos cachorros, ajudando a manter os problemas neurológicos longe. Não é necessário descasca-los.

– Kiwi

Ajuda a deixar o cão mais jovem por causa dos antioxidantes; com isso, os efeitos do tempo, como a perda de energia, são minimizados. Porém, o kiwi deve ser dado sempre descascado ao cachorro.

– Banana

É muito boa para manter o intestino canino saudável, além de conter potássio. Contudo, não se deve dar as bananas com casca e nem oferecer uma banana inteira ao cão: apenas pequenos pedaços.

– Melancia

Ótima para oferecer ao cachorro em dias quentes porque vai garantir que ele esteja hidratado. Ela possui uma substância muito benéfica chamada licopeno, mas atenção: o cachorro não pode comer nem a casca e nem a semente.

– Goiaba

Também conta com licopeno, além de ferro e de vitamina do complexo B. Deve ser dada ao cachorro sem semente e descascada, com o benefício de que ela ajuda a combater células cancerígenas.

Cachorro pode comer frutas? – como preparar as frutas para o cão

Independentemente de qual seja a fruta oferecida ao bichinho, os tutores precisam:

  • Sempre oferecer frutas frescas, observando se há partes estragadas;
  • Dar a fruta em pequenos pedaços;
  • Não dar muitos pedaços da mesma fruta no dia;
  • Lavar bem as frutas (quando necessário) antes de dar ao animal;
  • Fiscalizar bem se não ficou nenhuma semente

Se é a primeira vez que o cachorro come determinada fruta, o tutor precisa ficar atento às 24 horas seguintes: se ele vomitar, apresentar coceira excessiva ou diarreia, ele pode ser intolerante àquela fruta e, por isso, não deverá consumi-la novamente.

Vale dizer que as frutas são muito indicadas como petiscos naturais. Não há problema em oferecer bifinhos e outros petiscos ao animal, mas mesclá-los às frutas permite ao cachorro a sensação de ser recompensado e, ao mesmo tempo, ficar naturalmente com mais saúde.