Fobias são mais comuns do que imaginamos. Algumas pessoas têm medo de cobras, palhaços, altura e, até mesmo, cachorros.
Enquanto a maioria das pessoas adora os animais que são considerados os melhores amigos do homem, outras morrem de medo quando veem um cachorro, seja na rua, na casa de algum amigo ou familiar ou na televisão.
As fobias nem sempre têm explicações de onde surgiram, elas podem ser resultado de algum trauma na infância ou um medo irracional criado pelo nosso cérebro.
Mas, o fato é que lidar com tais medos não é nada fácil, principalmente quando se trata de um animal muito comum, que encontramos em todo os lugares, como os cães.
A cinofobia significa o medo incontrolável de cachorros, onde o paciente não pode ver ou sequer chegar perto de um cão – isso tudo, sem explicação nenhuma.
As fobias são medos irracionais do ser humano e podem afetar qualquer um. Para isso, não há nenhuma predisposição genética ou nada do tipo, o problema é psicológico e pode ser tratado com algumas técnicas de controle e compreensão do medo.
Então, se você tem curiosidade de saber mais sobre a cinofobia, o medo irracional de cães, continue lendo este artigo, pois aqui eu trarei para você todas as informações mais importantes sobre essa fobia e como tratá-la. Confira!
O que é cinofobia?
Em linhas gerais, a cinofobia indica o medo irracional de cães, onde o paciente sofre com crises de pânico, nervoso e agonia ao encontrar com o animal.
O medo pode variar em grau e nível, de acordo com cada um. Em alguns casos, por exemplo, as pessoas têm pavor de chegar perto do animal, já em outros mais graves o paciente não pode sequer ver o bichinho que já sofre com as consequências da fobia.
Não existe um motivo específico para que um paciente tenha cinofobia, mas, na maioria dos casos, o trauma vem de uma situação sofrida na infância, onde, por exemplo, a pessoa sofreu um ataque de um cão ou algo semelhante.
Como saber se você tem cinofobia
O principal ponto para entender se você tem cinofobia é saber identificar o medo de cães. No entanto, vale ressaltar que a fobia tem suas particularidades, que a diferem do simples medo de um cachorro perigoso que possa avançar em você, do pavor irracional do animal, por mais inofensivo que ele seja.
Os pacientes que sofrem desse problema sabem identificar com facilidade a condição, já que tal comportamento afeta sua vida pessoal e rotina.
Motivos da cinofobia
Cientificamente, não há nenhuma condição que cause a cinofobia ou qualquer outra fobia. Esse mal é inteiramente psicológico e pode ser resultado de algum trauma envolvendo cães no passado, como ataques e situações problemáticas, por exemplo.
Assim, as pessoas que sofrem com a cinofobia não sabem identificar a razão para tal doença, sendo uma reação incontrolável e irracional do corpo perante ao animal.
Sintomas da cinofobia
Dessa forma, para identificar o problema e saber diferenciá-lo do simples medo de um animal bravo ou perigoso, é preciso reconhecer os principais sintomas causados pela cinofobia:
- Medo incontrolável de cães, independente do animal e suas ações;
- Ataques de pânicos, ansiedade e nervosismo ao encontrar com um cachorro;
- Evitar a todo o custo passar perto ou ver um cão;
- Incapacidade de controlar o medo;
- Tonturas, fraqueza e, até mesmo, náuseas ao se aproximar de um cachorro;
- Medo desproporcional do animal.
Como tratar cinofobia
Os tratamentos feito para curar – ou, pelo menos, controlar – a cinofobia são, principalmente, psicológicos, onde são utilizadas técnicas para compreender e adaptar o paciente à presença do animal.
No geral, diferentes métodos de tratamentos podem ser utilizados como, por exemplo, a exposição gradual ao cão, onde o paciente é colocado frente a frente, de forma gradual, com o animal, a fim de fazer com que ele perca o medo.
Outras opções são as técnicas de relaxamento, com a qual a ansiedade do paciente é tratada para diminuir o medo do animal em situação de confronto direto.
Sendo assim, caso você identifique o problema, é necessário procurar ajuda psicológica para buscar a melhor forma de tratamento da cinofobia.
Significado de medo de cachorro no espiritismo
O medo de qualquer animal, de forma irracional, pode estar ligado à angústia e a traumas que as pessoas carregam no dia-a-dia.
Dessa forma, é necessário o entender quais são as suas frustrações diárias e buscar identificar o problema que causa tal medo constante.
Simpatia para perder medo de cachorro
Não existe nenhuma simpatia que trate por completo o medo de cães. Levando isso em consideração, é necessário o tratamento psicológico e o acompanhamento médico para tratar tal fobia.
A ajuda médica é a melhor opção para controlar o medo de cães, de forma que através das técnicas de controle das fobias o paciente consiga melhorar sua relação com os animais.
Em suma, diferente do que muitos pensam, a cinofobia é uma doença muito comum e afeta milhares de pessoas por todo o mundo.