Giárdia canina: tratamento

Ter um pet infelizmente não é apenas descontração para o lar, é preciso ter também diversos cuidados para proteger a vida do seu animal de estimação e, além disso, de toda a família. Isso porque ele está sujeito a contrair doenças a todo o momento.

Nesse sentido, vale ressaltar que uma das doenças que os cães podem contrair é chamada giárdia. Você conhece? Para saber o significado dela, os seus sintomas e principalmente como tratar a giárdia em cachorro, continue lendo este artigo!

Giárdia canina: tratamento

Giárdia canina significado

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a giárdia é causada por um parasita unicelular e considerada uma zoonose, ou seja, doença transmitida dos animais para os seres humanos.

Tudo acontece quando o protozoário entra no organismo do pet e causa danos perigosos ao seu intestino.

Por conta disso, a giárdia é considerada extremamente grave ao animal. Um dos grandes problemas é que os sintomas da doença não são tão nítidos como em outros casos, como a raiva, por exemplo.

No entanto, esse parasita é capaz de debilitar o animal, fazê-lo perder o apetite, causar desnutrição, e até mesmo a morte em algumas situações.

Portanto, se algum animal contrair a doença é fundamental que ele não tenha contato com outros animais, para que não haja a profilaxia e, assim, o problema possa ser erradicado em um futuro breve.

Infelizmente, a facilidade dos cachorros em contrair a doença é imensa, pois isso se dá em contato com fezes, ambiente, água e cistos, caso estes estejam contaminados. Por isso, continue lendo para saber adiante como tratar a giárdia em cachorro.

Giárdia canina sintomas

Conforme já explicado, a giárdia muitas vezes é uma doença assintomática. No entanto, apesar disso alguns sintomas podem sim aparecer no seu animal.

Por isso é extremamente importante estar sempre atento e procurar um profissional o quanto antes se for necessário.

Com base nisso, veja logo a seguir quais são os sintomas que podem aparecer em alguns casos em específico.

  • Diarréia: mas ela não é constante, ou seja, às vezes você pode ser enganado com essa pista, mas não deixa de ser um sintoma importante,
  • Falta de apetite: o cachorro deixa de se alimentar ou começa a comer menos;
  • Perda de peso: a perda de apetite gera a perda de peso, pois o animal não se alimenta direito;
  • Vômitos: nem sempre ocorre, mas é importante lembrar também que essa possibilidade existe;
  • Fezes com sangramento.

Sendo assim, é preciso ficar de olho no dia a dia do seu cachorro, se ele está alimentando ou mesmo demonstrando certas fragilidades.

Uma das maneiras de como tratar giárdia em cachorro é observando sua rotina e prezando por alguns cuidados especiais.

Giárdia canina tratamento

Nesse momento da leitura é bastante provável que você esteja se perguntando: mas como tratar giárdia em cachorro? Então, fique sabendo que finalmente chegou a hora de saber mais sobre isso.

Para começar, o diagnóstico da doença nos cachorros é bem complicado, pois por meio do exame de sangue a giárdia talvez não apareça.

Outro problema é que se for necessário fazer um exame de fezes, a diarreia – um dos possíveis sintomas – acaba atrapalhando, o que também prejudica o diagnóstico. Por conta disso, o médico veterinário pode solicitar até três dias seguidos de coleta de fezes para o animal.

Não se esqueça de que o melhor a se fazer em qualquer situação é levar o seu cão até o veterinário, para que ele analise seu histórico e outras características importantes, certo? Dessa forma, isso não é diferente no caso de giárdia, muito pelo contrário.

Após ter o diagnóstico, o veterinário recomenda os remédios corretos. É preciso também manter o ambiente sempre higienizado, principalmente para quem tem mais animais dentro de casa, para que estes não adquiram a doença.

Há alguns outros métodos que o médico pode aconselhar, como dietas e maior atenção à alimentação. Por isso é de suma importância que o animal visite sempre o especialista. É melhor prevenir, não acha?

Agora que você sabe como tratar a giárdia em cachorro, outro ponto importante é falar sobre a profilaxia, ou seja, os métodos que previnem e diminuem o índice desta doença.

Giárdia canina tratamento

Giárdia canina profilaxia

Você deve tomar alguns cuidados essenciais para não expor o seu cãozinho a doenças como a giárdia. Vamos lá? Fique atento!

  • Evite levá-lo para passear em locais com a presença de muitos animais;
  • Caso tenha mais de um pet em casa, leve-os ao veterinário frequentemente, pois caso um contraia giárdia, corre menos riscos de infectar o outro;
  • Atente-se ao local onde o seu cão está com o focinho e também à sua alimentação;
  • Mantenha o ambiente em que o animal vive sempre higienizado, inclusive, e não menos importante, lave sempre os seus vasilhames de ração e água;
  • Lave as mãos e limpe os pés ao chegar da rua, pois o protozoário pode estar vindo de você.

Sendo assim, são diversos métodos para proteger o seu doguinho. A erradicação dessa doença também está em suas mãos!

Alguma dúvida sobre como tratar a giárdia em cachorro? Se precisar, entre em contato conosco!