Cachorro pode comer chocolate?

O chocolate é um doce consumido durante todo o ano e por quase todo mundo e, por isso, as chances de alguém oferecer um pedaço a um cachorro são assustadoramente grandes.

Infelizmente, muitos cães já morreram por ter comido chocolate e é por isso que esse é um quitute proibido.

Os cachorros não podem comer chocolate: seja ele branco ou preto, com ou sem crocante, com mais ou menos cacau, não importa. Entenda aqui o que o chocolate faz aos cachorros e como agir no caso de o seu pet comer um pedaço acidentalmente. 

Cachorro pode comer chocolate? – o que o doce faz no organismo do cão

Diversos veterinários e protetores de animais comparam o chocolate a um veneno e essa comparação é razoável: de fato, as toxinas do doce podem mesmo envenenar o cachorro, não importando seu porte.

É claro que, se o cão for grande, será preciso uma quantidade maior de chocolate para causar óbito, mas as consequências para o animal são desastrosas sempre.

A toxina que causa perigo aos cachorros é chamada de teobromina e está em todos os tipos de chocolate. Quando consumida, ela atinge o sistema nervo e é por isso que muitos cães apresentam convulsão (inclusive fatal).

A teobromina pode afetar ainda os batimento cardíacos e até reações alérgicas severas nos cachorros. Alguns tutores podem achar que reação alérgica não é uma consequência perigosa, mas não se trata somente de perda de pelo: assim como os humanos, os cães podem se sufocar, dependendo do grau da reação alérgica.

Sinais de que um cachorro comeu chocolate

Mesmo que os tutores sejam muito responsáveis, os cachorros não estão completamente livres de comer um pedaço de chocolate: eles podem achar no chão porque alguém derrubou sem perceber e podem até receber o doce de alguém que não sabe o quanto ele é nocivo.

Devido às possibilidades acima, é necessário saber identificar quando um cachorro comeu chocolate para poder prestar o socorro necessário imediatamente. Os indícios são:

  • Dificuldade para se movimentar – o cachorro pode perder a coordenação motora, caindo quando tenta andar ou mexendo a cabeça de modo estranho;
  • Baba em excesso;
  • Dificuldade para respirar;
  • Músculos tremendo;
  • Febre;
  • Hiperatividade – o cachorro pode começar a correr sem parar;
  • Convulsões;
  • Diarreia

É necessário, contudo, que os tutores avaliem tudo: se o cachorro está apenas hiperativo, mas não tem nenhum dos demais sintomas, ele pode estar animado demais, mas sem uma intoxicação.

Quando levar o cachorro com suspeita de intoxicação por chocolate ao veterinário?

Se o tutor descobre que o animal comeu chocolate, deve levá-lo ao veterinário assim que tiver qualquer sintoma acima e o mais rápido possível. Desse modo, é muito arriscado tentar cuidar do cachorro em casa: somente o médico veterinário poderá reverter a intoxicação e, em casa, o tutor só conseguirá tratar dos eventuais sintomas.

É primordial ainda que o tutor comunique ao veterinário que o animal comeu chocolate e, preferencialmente, que dê uma estimativa da quantidade e há quanto tempo a ingestão aconteceu.

Apesar de as pessoas ficarem assustadas ao verem o cachorro tendo uma convulsão ou qualquer outro sintoma de intoxicação por chocolate, há vários casos nos quais o bichinho é salvo, desde que o socorro veterinário seja prestado a tempo.

Como evitar que o cachorro coma chocolate

Diversos cuidados tornam menos possível a ingestão acidental de chocolate por parte do cachorro, como:

Evitar manter crianças sozinhas com o animal

Mesmo que se diga às crianças que o cachorro não pode comer chocolate, não é incomum que elas acabem dando um pedaço e é por isso que nunca se deve deixá-las sozinhas com o pet se elas estiverem com esse doce.

Não deixar chocolates em cima de mesas

Normalmente, os cachorros não sobem em mesas e prateleiras, sendo esse um hábito mais caraterístico dos gatos. Todavia, é comum que eles consigam puxar o que está na superfície e, se eles encontrarem um chocolate, é quase certo que vão comê-lo, mesmo que esteja embalado.

Ler os rótulos de tudo antes de dar ao cachorro

O ideal é que o cão coma somente os petiscos próprios, mas quem pensa em dar um pedacinho de bolo ou um biscoito deve ler o rótulo antes: se tiver cacau, a guloseima não deve ser oferecida. Essa noção é importante porque há pessoas que não dão chocolate de forma alguma aos cachorros, mas se esquecem de que o cacau pode estar em muitos outros produtos e a intoxicação será a mesma.

Cachorro pode comer um pouco de chocolate? – não arrisque

Não falta gente dizendo que já deu pedaços de chocolate ao cachorro e não houve consequência, mas ela sempre pode acontecer e ser fatal. Por isso, quem ama o animal não pode arriscar dando qualquer pedaço que seja: o cão não ficará com vontade, como alguns podem temer.