Sintomas da raiva em cachorros

Você sabia que a raiva canina é um perigo para os animais e, além disso, também é transmitida para os humanos? Sendo assim, a ameaça se torna ainda maior!

No entanto, a boa notícia é que é possível notar os sintomas da raiva nos cachorros a fim de que a transmissão não ocorra. Além disso, levar sempre o animal até o veterinário é de suma importância para que isso não aconteça com o seu amado pet.

Afinal de contas, os doguinhos são ótimos companheiros, mas é preciso tomar cuidado com essa doença grave que eles podem transmitir.

Com certeza você quer o melhor ao seu cão, não é mesmo? Portanto, continue lendo o conteúdo para ficar por dentro desse assunto e descobrir de fato quais são os sintomas da raiva.

Sintomas da raiva em cachorros

O que é a raiva canina?

A zoonose, como a raiva canina é caracterizada, trata-se de uma doença gravemente infecciosa, uma das mais associadas a cachorros. Isso porque são eles os principais disseminadores a nível mundial.

Vale ressaltar que essa doença é causada por um vírus popularmente conhecido como raiva, que atinge mamíferos, entre eles, cães e humanos, e a letalidade aproxima-se a 100%. Os maiores portadores do vírus são raposas, gambás e morcegos.

O primeiro contato da doença no corpo é nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e por fim nas glândulas salivares (momento em que há propagação).

Vista como uma doença sem cura, anualmente a raiva canina é responsável pela morte de milhões de animais em todo o mundo. No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, de 2010 a 2017, essa doença ficou praticamente erradicada no Brasil.

Como o cachorro contrai raiva?

Na maioria dos casos, os cachorros contraem a raiva em áreas urbanas, pela mordida de algum animal atingido pelo vírus, porém há diversas formas de transmissão.

Formas de transmissão do cão infectado para o sadio:

  • Ter contato direto com o sangue, saliva, orifício ou ferida aberta;
  • Ser mordido.

É preciso lembrar: não é exclusivamente o cachorro que transmite a raiva. Atente-se: gatos, morcegos, lobos e outros mamíferos também pode transmití-la. Dessa forma, os sintomas da raiva são os mesmos, mas o causador pode ser outro.

Como o cachorro contrai raiva?

Quais os sintomas da raiva canina?

Depois de entender o significado e a maneira como ocorre a doença, você deve estar se perguntando: como saber os sintomas da raiva para identificá-la no meu animal doméstico? Confira a seguir quais são os principais:

  • Agressividade repentina;
  • Excesso de saliva;
  • Paralisia;
  • Mudança de comportamento;
  • Sintomas de excitação;
  • Alteração do latido.

Agressividade repentina

É comum os cães possuírem sentimentos variados e alguns são manifestados por meio do comportamento agressivo. Apesar disso, é preciso estar atento, pois a agressividade é um dos principais sintomas da raiva.

É possível notar no animal quando ele dá sinal de braveza como, por exemplo, rosna e mantém o busto ereto. Nesses casos é fundamental estar alerta. Além do mais, o cachorro ainda pode ter fixação por algum objeto ou pessoa, focando nisso e desencadeando ódio.

Excesso de saliva

Caracteriza-se por ser outro sintoma da raiva muito comum, no qual o animal baba excessivamente a ponto de não conseguir controlar.

Paralisia

A paralisia faz o corpo do animal parar de mexer pouco a pouco, sendo assim ele deixa de conseguir fazer suas tarefas e necessidades sem a ajuda do dono.

Mudança de comportamento

Mudanças radicais no comportamento dos cachorros também são identificadas como doença, outro sintoma da raiva que mais afeta os animaizinhos.

O seu cão parou de ser brincalhão, mostrou perda de apetite ou está tendo algum outro comportamento suspeito? Pode ser raiva também!

Sintomas de excitação

Após um a três dias com a doença, o pet pode demonstrar sintomas de excitação, tornando-se depois disso mais agressivo.

Alteração no latido

Ocorre a paralisia das cordas vocais, causando rouquidão ou bitonalidade.

De qualquer forma, é importante ressaltar que os sintomas da raiva diferenciam-se em cada etapa da doença e eles só aparecem no período de três a seis semanas. Além disso, não existe apenas um tipo de raiva canina, mas sim três, sendo elas: furiosa, muda ou intestinal.

Outra informação importante é que cachorros com o vírus da raiva jamais serão curados. Mesmo existindo tratamentos para a doença, os donos devem saber que os sintomas ainda podem voltar a aparecer em algum momento.

Dessa forma, os membros da família precisam conseguir lidar com a realidade de que têm um cachorro em processo de cura dentro de casa, sabendo que vez ou outro algum sintoma pode “dar as caras” novamente.

Conseguiu compreender os sintomas da raiva canina e suas características?

O principal objetivo deste artigo é fazer com que cada vez mais as pessoas se informem sobre o tema, entendam e acima de tudo sigam todos os passos, para que em um futuro breve todos os atingidos não sofram mais com a doença.

Amor e cuidado são sinônimos quando se diz respeito à maneira co