Você conhece algum cachorro com ciúmes? No início, isso pode até parecer algo engraçado, mas fique sabendo que em algumas circunstâncias esses ciúmes apresentam riscos à saúde do animal.
Levando isso em consideração, saiba através deste artigo o que fazer para controlar o ciúme excessivo dos cães e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Vamos lá?
Cachorro sente ciúmes?
Para se ter uma ideia, já foi até mesmo comprovado cientificamente – através de pesquisas e estudos – que os cachorros sentem sim ciúmes, ainda mais quando seus donos se relacionam com algo que remeta diretamente a outro animal.
No geral, grande parte das pesquisas realizadas mostrou que o sentimento de ciúmes canino é algo bastante complexo. Isso porque no caso desses animais esse sentimento está inteiramente relacionado à proteção ao dono.
Sendo assim, é importante deixar claro antes de qualquer coisa que os cachorros sentem sim ciúmes.
Como perceber se o cachorro está com ciúmes?
Às vezes já é complicado saber quando um ser humano está com ciúmes, não é mesmo? Pois então fique sabendo que no caso dos cachorros isso não é muito diferente.
No entanto, quando o animalzinho está com ciúmes ele costuma apresentar alguns sintomas, sendo que o principal entre eles é a agressividade, tanto com humanos e outros cachorros quanto com objetivos.
Dessa forma, por meio dessa mudança de comportamento você poderá perceber que o cachorro está tendo uma crise de ciúmes.
Causas de ciúmes em cachorros
De maneira geral, as causas para o cachorro com ciúmes variam bastante. Em alguns casos, o dog acaba percebendo algo que nem existe. Por exemplo, ele acha que seu dono está trocando-o por outro cão, simplesmente por estar com o cheiro de outro animal na roupa.
Por mais que isso pareça algo fofo, é importante estar atento. Assim como acontece com os seres humanos, esse sentimento de ciúmes pode gerar uma obsessão, tornando-se algo muito mais complicado do que imaginamos.
Como evitar que o cachorro fique ciumento
A princípio, o cão precisa saber que quem manda no ambiente não é ele e sim o seu dono. Uma dica é que o animal tenha um local apenas para ele quando não tiver ninguém em casa – isso ajuda na questão dos ciúmes.
Dessa forma, ele não terá em mente que o território todo é dele, evitando assim que venha a ser ciumento posteriormente.
Outra maneira de evitar que o seu cachorro venha a ser ciumento é observando ele desde filhote, em relação aos seus comportamentos e ao modo de lidar com os acontecimentos e novidades.
Como corrigir cachorro ciumento
Caso você tenha prestado atenção um pouco tarde e o seu cachorro já esteja se achando o dono da casa, use maneiras de adestramento para educá-lo novamente, para que ele deixe os ciúmes de lado e passe a obedecer as regras de novo.
Uma forma de corrigir é não deixando ele praticar o que quer e no momento que bem entender.
Por exemplo, o seu cão está querendo carinho no momento em que você está ocupado, pulando em você e latindo para conseguir ter a sua atenção? Pois então mostre a ele que este não é o momento certo para isso, pois se você atender ao pedido ele se acostumará de um jeito errado e isso poderá virar uma bola de neve.
Além disso, incentive sempre o bom comportamento do cachorro – essa técnica é usada até pelos adestradores. A maneira de fazer isso é recompensando com algum brinquedo ou petisco que ele goste.
Caso você perceber que o cachorro não está cedendo às suas ordens, procure por um profissional para que ele possa te auxiliar. A partir disso, o cachorro com ciúmes perderá o sentimento ruim que está tendo.
Cachorro com ciúme do novo filhote: O que fazer?
Os especialistas afirmam que a situação pode ser um pouco complicada quando o assunto é o cachorro com ciúmes do filhote novo que chegou em sua casa. A braveza é ainda maior quando o filhote se mostra um ótimo membro, sendo dócil e brincalhão, ganhando assim todas as atenções para si.
Como você já deve imaginar, não há uma receita para que a paz reine, no entanto, ajuda muito seguir algumas dicas importantes:
- Cubra o cão mais velho de carinho e amor;
- Faça com que o cão mais velho reconheça o cheiro do filhote;
- Caso o mais velho estranhar o mais novo, fique atento a todo tempo;
- Permita que os dois se conheçam melhor;
- Separe o local da alimentação dos dois.
Cachorro com ciúmes de objeto: O que fazer?
A principal técnica do que fazer nesse caso é mostrar que o objeto não influencia em nada na sua relação com o cachorro, para que o ciúme do cachorro deixe de existir.
É importante ressaltar que caso tenha apreço pelo objeto, não deixe-o ao alcance do cão, pois a mudança de comportamento pode fazer com que ele o destrua.
Cachorro pode ficar doente de ciúmes?
A resposta é sim! Você poderá perceber isso através do próprio cachorro, da seguinte forma:
- Mudanças rápidas de comportamento;
- Quando ele começa a se morder;
- Presença de vômitos e diarreias;
- Perda de apetite;
- Tremedeira.
Portanto, a questão do cachorro com ciúmes é grave e você não pode deixar de ficar sempre atento a esse problema.