Você sabe por que os cachorros ficam puxando a coleira? Pois então a boa notícia é que por meio deste artigo você descobrirá tudo a respeito desse assunto. Além disso, entenderá também o que fazer para que ele pare de fazer isso.
Sabemos que é algo extremamente comum os cachorros puxarem a coleira quando ela está em seu pescoço, mas nem sempre é uma coisa legal de acontecer, não é mesmo? Sendo assim, leia até o final e não tenha mais dúvidas sobre o tema.
Motivos para o cachorro puxar a coleira
Os cachorros ficam puxando a coleira durante o passeio por diversas razões que podem nunca ter passado pela sua cabeça. Durante o artigo, vou te ensinar a tratar esse comportamento, por isso não deixe de acompanhar a leitura até o final.
Bom, primeiramente os motivos são:
- Quando escuta, fareja ou ouve alguma coisa diferente;
- A energia excessiva faz com que queira andar mais depressa.
Por fazer isso com bastante frequência, os cachorros têm em mente que puxando a coleira, eles possuem o poder de arrastar seu dono por onde quiser e na direção que deseja também – e, afinal, isso realmente acontece.
Caso o seu cachorro fica puxando a coleira durante o passeio, é muito provável que esse problema começou em um dia qualquer e você nem reparou, mas mais adiante pode vir a ser um problema para o pet e para o dono.
Devido à pressão que o cão exerce ao puxar a coleira, isso pode acarretar em problemas na traqueia, acarretando tosse, a longo ou curto prazo.
Outro problema que não é difícil de ser visto é que o cão pode puxar tão forte a coleira que o dono pode cair no chão e se machucar, causando graves acidentes quando isso é feito por cães de grande porte e principalmente em ruas movimentadas.
Como ensinar o cachorro a passear de coleira
Uma cena que vemos a todo momento é o cachorro e o seu dono passeando na rua. No entanto, você sabe como fazer com que ele se acostume à essa rotina? Acompanhe dicas simples de como passear com seu cachorro tranquilamente.
Acostumar o filhote a passear de coleira
Caso o seu cachorro for filhote ainda, acostume-o a sair de coleira na rua desde então. Faça atividades que o agradem no período em que estiver passeando com a coleira, como brincar e dar o que ele gosta de comer.
Uma dica importante é que você o acostume com coleiras leves e que carreguem sempre no peito o contato do seu dono.
Outra coisa, não deixe de sempre verificar se a coleira está cabendo normalmente no cãozinho, pois filhotes crescem rápido e a coleira pode ficar apertada.
A necessidade de entender a guia
O segundo passo que deve ser tomado é fazer o cão entender a guia. Escolha uma guia confortável e com um mosquetão seguro e que esteja adequado ao porte do cachorro.
Ensinar que ele ande na direção da guia é de suma importância, inclusive que faça isso com bastante atenção e paciência.
Com isso, apenas quando ele estiver apto a andar com a guia dentro de casa, você deverá levá-lo para andar nas ruas.
Sair para rua com o cachorro
É ideal que os filhotes conheçam a rua a partir de oito semanas de vida – quando são separados do colo materno.
Até terminar toda a vacinação que o filhote deve tomar, passeie com ele no colo, para que conheça barulhos e movimentações, mas não adquira doenças tendo contato a locais infectados. Isso facilita quando for sair com a guia no cãozinho.
Se por acaso o cachorro demonstrar que está com medo, utilize de boas técnicas para que ele se sinta seguro.
Truques para evitar que o cachorro puxe a coleira
O seu cachorro fica puxando a coleira e você não sabe como mudar esse hábito? A seguir, veja alguns truques para evitar que o cachorro fique puxando a coleira e que o passeio de vocês não seja exaustivo por esse motivo.
- Ensine ao cachorro a aproveitar o passeio;
- Opte por uma coleira adequada ao cachorro e de boa qualidade;
- Quando o cachorro estiver puxando a coleira, não puxe ainda mais forte;
- Deixe-o acostumado a usar coleira antes de sair com ele em público;
- Faça com que ele canse um pouco, sendo assim, brinque com ele antes de sair de casa;
- Não deixe que ele perceba que irá passear;
- Espere o animal se acalmar antes de atravessar alguma rua movimentada se ele estiver agitado.
Como escolher a coleira de cachorro adequada
Os principais tipos de coleiras para cachorros são:
- Colar tradicional: para cachorros mais adaptados a passear;
- Colar de obediência: referência para treinadores de cães de porte médio a gigante;
- Coleira peitoral: utilizada para cães de pequeno porte;
- Coleira peitoral anti-puxão: é encontrada para uso em diversos portes;
- Gentle leader (coleira cabresto): utilizada por cães que puxam muito a coleira durante o passeio.
Escolha a coleira ideal para o seu pet e evite que o cachorro fique puxando a coleira desenfreadamente, através das nossas dicas.
Conforme percebeu no decorrer do artigo, há soluções para cachorros que ficam puxando a coleira e você pode aderir às práticas a fim de que o passeio de vocês seja muito mais divertido e tranquilo.