Os cachorros grandes são a paixão de muita gente: inclusive, há tutores que até preferem esse tipo de porte por causa da proteção que muitos deles oferecem ao ambiente.
Contudo, a nutrição de um cachorro grande tem de ser específica, inclusive porque muitos deles podem ter problemas de coluna conforme os anos avançam. Se você já tem um cachorro grande ou está em vias de adotar ou comprar um, aprenda já sobre os tipos de ração.
Tipos de ração para cachorros grandes – o que elas devem ter e quais são esses cachorros?
Um bom número dos cachorros de grande porte, ou seja, os que têm 40 quilos ou mais, acaba com problema na coluna. Em diversos casos, o animal passa pelo que é conhecido como “descadeiramento”, que é quando a parte de trás dele perde a sustentação.
É claro que esse problema não ocorre com todos os cachorros grandes: se eles tiverem a dose necessária de exercícios físicos e de nutrientes, eles chegam à velhice com ótimo condicionamento. É devido a isso que esses cães precisam do máximo de nutrientes.
Dentre os cachorros grandes mais conhecidos, há:
- Terra Nova;
- Samoieda;
- Pointer Inglês;
- Old English;
- Leão da Rodésia;
- Husky Siberiano;
- Dogue De Bordeaux;
- Dálmata;
- Boxer;
- Bernese Mountain Dog;
- Afghan Hound;
- São Bernardo;
- Pastores (de diversos tipos);
- Malamute do Alasca;
- Fila Brasileiro;
- Doberman;
- Border Collie;
- Akita e outros
Tipos de ração para cachorros grandes: alimentação natural pode ser incluída?
Há décadas atrás, os tutores de cachorros os alimentavam com comida comum: legumes cozidos, carne, arroz, etc. Isso é conhecido hoje como alimentação natural ou A.N e ainda existe vários tutores adeptos disso.
A dúvida de quem tem cachorros grandes né se esse tipo de alimentação realmente fornece os nutrientes adequados aos animais e, basicamente, depende de quão variada a alimentação natural é. Para que o cão receba os nutrientes indispensáveis, é preciso que o seu tutor forneça a ele um cardápio bastante variado.
É por causa disso que a ração especial para cães grandes é muito mais recomendada: a cada porção disponibilizada, o animal ingere uma variedade maior de nutrientes. Para quem prefere misturar a alimentação natural e a ração, é sempre importante buscar o auxílio de um veterinário.
Quais são os tipos de ração para cachorros grandes?
Os cachorros de grande porte podem comer diversas rações, mas é necessário que a sua embalagem especifique que elas são para esses tipos de cães. A seguir, algumas delas:
- Premier
Tem linha para cães de vários portes, inclusive para os cachorros grandes. Não possui conservantes artificiais e favorece as articulações e os ossos, ajudando a diminuir as chances do descadeiramento já mencionado. É encontrada na versão filhotes e para adultos, com ingredientes que ajudam na saúde do trato intestinal. - Gran Plus
Seus ingredientes também ajudam a tratar dos ossos dos cachorros, além de melhorar a consistência das suas fezes. Por isso, cachorros de grande porte que tenham tendência às fezes mais amolecidas podem consumir a Gran Plus como indicação do veterinário. - Golden
Sua fabricante assegura que a ração para cães grandes Golden tem todos os minerais necessários e que os tutores dos animais não precisam complementar nada. Além disso, ela não tem corantes industrializados e alguns dos ingredientes são farelo de arroz desengordurado e vitamina E.
Muitos proprietários reparam que existe mais variedade de rações especiais para os cães de pequeno porte. Porém, as rações para cachorros grandes estão disponíveis, normalmente, em todas as pet shops, inclusive nas virtuais.
Tipos de ração para cachorros grandes – quais são as suas classificações?
Os rótulos das rações de cachorro sempre trazem classificações como “Super Premium” e coisas semelhantes; realmente, essas nomenclaturas têm uma razão para existir e não são somente pretextos para um preço mais alto.
A ração Standard, por exemplo, é de alta qualidade, mas feita com produtos que a fazem mais acessíveis. Grande parte das rações vendidas é do tipo Standard: elas são ótimas para a nutrição do animal, mas têm um custo benefício melhor.
Já as rações caseiras são sinônimo de alimentação natural: não se tratam de rações como aquelas compradas nas lojas, mas sim de alimentos que o tutor prepara na sua casa. Nesses casos, é importante dizer que os ossos devem ser sempre retirados porque existe o risco de o cachorro engasgar.
As rações Premium e Super Premium são aquelas mais caras, geralmente porque os seus ingredientes são mais selecionados. Em alguns casos, as rações Premium e Super Premium são utilizadas para tratar cachorros grandes que tenham alguma condição de saúde específica.
Um motivo para esse tipo de ração ser mais cara é que os seus ingredientes são bem digeridos pelos animais: com isso, eles não têm dores na barriga, desordem intestinal ou, ao menos, esses males gastrointestinais são controlados.