Quais são as comidas proibidas para cachorro?

Quais são as comidas proibidas para cachorro?

É comum alguém estar comendo e o cachorro ficar por perto, com cara de pidão, querendo um pouco da comida.

Quase sempre, as pessoas não resistem e dão um pedacinho do que estão comendo, mas o problema é que muitos alimentos para humanos são bastante nocivos para os cachorros, podendo até mata-los. Descubra já quais são as comidas proibidas para cachorro e aumente as possibilidades de longevidade do seu bichinho.

Comidas proibidas para cachorro – quais são as consequências?

O mal-estar que pode acometer os cachorros é variado: alguns alimentos causam irritações gastrointestinais, fazendo com que os cães tenham crises de vômitos, diarreias ou dores na barriga.

Já outros alimentos podem atacar até o sistema nervoso dos cachorros, fazendo com que eles sofram convulsões que podem causar danos motores e neurológicos, além da morte.

Falando em morte, há alimentos que são fatais para os cachorros, como o chocolate. Muitas pessoas alegam que já deram chocolate várias vezes aos seus pets e eles não passaram mal, mas isso não quer dizer que ele não seja perigoso e, a qualquer momento que o bichinho comer isso, pode morrer.

Quais são as comidas proibidas para cachorros?

As comidas que serão listadas abaixo não devem nunca ser oferecidas aos cachorros. Como dito, é possível que elas não façam mal ao bichinho em um primeiro momento, mas podem desencadear diversas doenças e continuar no seu organismo, tornando-se fatal em um novo consumo.

  • Abacate
    O abacate é bastante nutritivo para o ser humano, mas um dos seus componentes é nocivo aos cachorros: trata-se da persina. Geralmente, ela não causa o óbito do animal imediatamente, mas prejudica bastante o funcionamento do estômago e da flor intestinal, coisas que podem ter complicações fatais se não forem devidamente contornadas.
  • Macadâmia
    A macadâmia pode ser encontrada em pães, em biscoitos e pode até paralisar o cachorro permanentemente. A razão é que ela prejudica o sistema nervoso do animal, apesar de os especialistas ainda não saberem qual é o ingrediente tóxico que causa esses problemas.
  • Alho
    É claro que quase ninguém dá um dente de alho para o seu cachorro, mas existem várias coisas que podem ter alho, seja ele dominante ou não. Esse componente interfere na composição sanguínea do cão e, em casos mais graves, pode causar a falência dos rins. Em situações um pouco menos graves, o cachorro pode ter anemia.
  • Bebidas alcóolicas
    Infelizmente, existem pessoas que acham engraçado fornecer um pouco de bebida alcoólica aos cachorros, principalmente se elas forem doces, como as batidas. Contudo, esse tipo de bebida pode até envenenar os cachorros e causar a sua morte.
  • Café
    É especialmente perigoso para cães que têm problemas cardíacos e os idosos por causa da xantina. Além do coração, os cachorros podem ter o sistema nervoso afetado.
  • Massas cruas
    Não importa se são doces ou salgadas: elas nunca devem ser dadas aos animais se já têm fermento porque ele vai crescer dentro do organismo do animal e pode fazer com que o seu intestino estoure. Em casos assim, as fezes contidas no intestino podem se espalhar e causar uma grave infecção no animal.
  • Chocolate
    Esse é o alimento mais perigoso para os cachorros e pode ser comparado a um veneno. A razão é a teobromina e os casos de intoxicação por chocolate podem ser fatais. Há quem defenda que dar apenas um pedacinho pequeno não é perigoso, mas o melhor é evitar qualquer consumo de chocolate por parte dos cães.

Comidas proibidas para cachorros – sinais alarmantes

As comidas proibidas para cachorro podem fazer com que o animal sofra de grande mal-estar. Por isso, sempre que os tutores perceberem que o cachorro está com sintomas estranhos, especialmente relacionados à coordenação motora, é indispensável levá-lo ao veterinário imediatamente. Alguns dos sinais de que o cachorro pode estar intoxicado são estes:

  • Diarreia;
  • Prostração – quando o animal fica sem reação, não querendo fazer nada;
  • Vômito;
  • Babar demais

É claro que o tutor deve analisar o contexto: o fato de o cachorro estar com diarreia não quer dizer especificamente que ele esteja intoxicado e o mesmo vale para o vômito. Porém, se o quadro persistir ou se houver mais de um sintoma listado, é preciso levar o cão ao veterinário imediatamente.

Outros sinais que mostram que o cachorro pode ter comido coisas proibidas são o inchaço na barriga e dores: pode-se perceber que o animal está sentindo dor quando ele chora se o tutor tenta tocá-lo.

Comida proibidas para cachorros – o que fazer se o animal comê-las?

Os tutores não devem tentar medicar o cachorro: é preciso leva-lo imediatamente ao veterinário e, se possível, identificar o que o animal comeu; se foi algo listado acima, o ideal é que o veterinário o avalie mesmo que nenhum sintoma tenha surgido ainda.